Adição de Categoria

  

A Autoescola Estrada Real oferece o serviço de adição para as categorias A (moto) e B. A categoria A também é válida para quem pretende conduzir ciclomotores.

 Para iniciar o processo de adição de categoria junto ao Detran é necessária a emissão da taxa correspondente e a apresentação do xerox da Carteira Nacional de Habilitação. Todo processo de marcação dos exames poderá ser realizado pela Autoescola Estrada Real, devendo o condutor somente apresentar o xerox da CNH e efetuar o pagamento da taxa de Adição de Categoria em nossa recepção.

 O condutor, mesmo que esteja com o exame médico da atual carteira em dia, deverá fazer outro exame, especialmente para a adição de categoria. Caso o condutor tenha o interesse de trabalhar com o veículo no transporte de pessoas ou bens (taxista, motoboys, etc), deverá realizar além do médico, o exame psicotécnico. A entrega da marcação do exame médico é realizada em até 3 (três) dias úteis. A partir daí, o candidato será encaminhado à clínica (escolhida pelo Detran) e no horário e dia agendados poderá realizar o exame. O pagamento, para realização do exame, deverá ser efetuado na própria clínica à vista e em dinheiro.

 É muito importante que o condutor observe, após a realização do exame, se o médico preencheu corretamente a aprovação para a categoria pretendida. Olhe no resultado se a categoria pretendida é a mesma da permitida.

Outras observações:

 O condutor que estiver com a CNH vencida deverá renová-la primeiramente, para em seguida solicitar a adição. Nesse caso, serão feitos dois exames médicos: uma para renovação da CNH e outro para a adição.

 O condutor de outro estado deverá, antes de solicitar a adição de categoria, transferir a CNH para Minas Gerais. Esse procedimento só pode ser feito no Detran e pelo próprio candidato.

Os condutores que se habilitaram em data anterior a janeiro de 1994 em Minas Gerais e janeiro de 1998 em outros estados, deverão antes de solicitar a Adição de Categoria, freqüentar o curso de Atualização para a renovação da carteira, mesmo que a CNH não esteja vencida. Sendo que na data de vencimento ele não terá que repetir o curso.

 O condutor deve ter o seu endereço atualizado sempre que houver qualquer mudança de domicílio ou residência. Para atualizá-lo, é necessário ir ao Detran levando comprovante de residência e solicitar a atualização.

 Uma vez aprovado no exame médico, o candidato à nova categoria deverá fazer o curso de prática de direção,obrigatório e com duração mínima de 20 horas/aula (aulas de 50 minutos).

 Após cumprir a carga horária mínima, o condutor poderá marcar o exame de prática de direção. As áreas de exame são escolhidas pelo Detran. Sendo aprovado no exame prático de direção, CNH é enviada pelo correio em até 7

  Comodidade,Compromisso, qualidade e aprovação, é na autoescola Estrada Real. Entre em contato conosco, saiba mais e matricule-se já

 inscrição inicial é o primeiro passo no processo de habilitação. É o cadastro do candidato à primeira carteira de habilitação junto ao Detran. O CFC Estrada Real oferece o serviço de inscrição inicial, sendo necessário o pagamento da taxa exigida pelo Detran. Uma vez feita a inscrição inicial, o aluno terá o seu prontuário criado e tem de imediato seu exame médico e psicotécnico marcado.

Para fazer sua inscrição inicial é muito simples: vá ao CFC Estrada Real levando:

  • Copia da carteira de identidade.
  • Copia do CPF.
  • Copia de comprovante de residência recente (máximo de 3 meses) no próprio nome ou no nome dos pais.

Como comprovante de residência podem ser usadas contas da CEMIG, COPASA, conta de telefone e outras correspondências oficiais (como outras contas, cartas de bancos, etc). Só não são válidas cartas pessoais. Para aqueles que não possuírem comprovante de residência em seu próprio nome ou no nome de seus pais, poderá ser feita uma declaração de residência, assinada e reconhecida em cartório pelo candidato.

Tendo sido feita a inscrição inicial no CFC, a entrega da Boletim Resumo – que é a marcação do exame médico – é realizada em até 3 (três) dias úteis. A partir daí, o candidato será encaminhado à clínica, em horário agendado para realizar os exames. O pagamento dos exames deverá ser efetuado na própria clínica, à vista e em dinheiro. Além disso, o candidato deve levar à clínica o Boletim Resumo, copias dos documentos acima e uma foto 3x4 tirada em fundo branco e com roupa escura. É importante ressaltar que a escolha da clínica é feita pelo Detran e é feita com base no endereço do candidato. Por exemplo, se o candidato apresentar comprovante de residência de Nova Lima, a clínica indicada será uma das credenciadas nessa cidade.

Todo processo de marcação dos exames é realizado pelo CFC Estrada Real, devendo o aluno somente apresentar os documentos e efetuar o pagamento da taxa de inscrição inicial em nossa recepção. Inicie seu processo de habilitação agora! Vá ao CFC Estrada Real. Não é preciso ir ao Detran, nem perder tempo!